
Projecto realizado no âmbito das exposições (Paris, Lodz e Lisboa) e ciclo de conferências denominadas Janotas e Flâneurs suspensos num smartphone. Chiado, Carmo e Artes na Esfera Pública 2020.
Segundo José Quaresma e acerca da caracterização do projecto “O programa de trabalho para 2020 consistiu numa reflexão e numa produção artística que compreenda um grande arco temporal 1850-2020, visando dois fenómenos essenciais à construção da esfera pública e civilizacional:
1-A observação crítica e criativa da vida no espaço público, voltando a olhar os dandys, os flaneurs, os celebrados “Pintores G.”, os janotas, e os marialvas do séc. XIX, encontrando aí os exemplos fecundos — mas também certos modelos de interacção já esgotados — de interpelação dos ritmos urbanos, de exposição crítica aos outros, e de assimilação sadia da “vida moderna”, nesse vagabundear que regista e pensa as mutações das metrópoles que habitamos, sejam as reais, sejam as virtuais.
2- Dar continuidade e actualidade à problematização da nossa “Vida no Écran” — com a perfeita consciência de que se é ‘nativo digital’ —, tentando dar um contributo artístico e estético para confrontar os excessos da imersão tecnológica, ou seja, o desequilíbrio crescente entre a assimilação natural da esfera pública e a conversão digital.“
O projecto iniciou com a leitura da obra de Cherry Turkle Alone together. Why We Expect More from Technology and Less from Each Other1, que permitiu identificar um conjunto de características da relação, mediada pela tecnologia, do indivíduo com si próprio, com os outros e com o seu entorno no séc. XXI. A cada uma destas características associou-se outra, desta vez relativa a um outro tempo, o final do séc. XIX.
Espaço real de existência / Espaço virtual de existência
Espaço comunitário / Espaço de colecção social
Espaço relacional privado / Espaço relacional público
Espaço privado e efémero / Espaço privado e eterno
Vida própria / Vida online como vida própria
Lá, mas não Lá
Serigrafia sobre acrílico
45,5 x 80,5 cm
2020
1 Turkle, S. (2011). Alone together. Why We Expect More from Technology and Less from Each Other. Basic Books.
_
Publicado em:
Quaresma, J. (Ed.). (2020). Janotas e Flâneurs suspensos num Smartphone. Chiado, Carmo e Artes na Esfera Pública 2020. Associação dos Arqueólogos Portuguese e Strzeminski Academy of Fine Arts.