LIGHT AND DARK

ano: 2019

Projecto realizado no âmbito das exposições (Cuenca, Paris, Lodz e Lisboa) e ciclo de conferências denominadas O Chiado, o Carmo e o Coração das Trevas. Artes na Esfera Pública.

O projecto iniciou com pesquisa em torno da técnica narrativa “stream of consciousness“ e evoluiu para um entendimento da relevância de The Heart of Darkness, considerada por muitos críticos literários como uma obra do “early modernism”[1], pois envolve o leitor num novo tipo de história contada com recurso a elementos distintamente modernistas, dos quais Cora Agatucci (2017) destaca:

. Significados de imagens e simbolismo são muitas vezes não tradicionais e individuais para o trabalho literário, e os padrões devem ser elaborados pelo leitor (por exemplo, os significados tradicionais de luz e escuridão, branco e preto são invertidos em The Heart of Darkness e na presente obra acresce princípio e fim; 

. Narrador / autor sugere e evoca, mas não explica;

. A ênfase é colocada não no enredo da história, mas nas percepções do narrador;

. O fluxo de consciência do narrador (por exemplo, monólogo interior, “stream of consciousness”) ou memória associativa entrelaça o passado (flashbacks), o presente e o futuro (flashforwards), em vez de uma lógica tradicional linear (ou seja, começo-meio-fim cronológico), estrutura a narrativa;

. O significado é aberto, irônico, multicamadas e “inconclusivo”.

 

O projecto culminou na criação de uma imagem que incorporou um excerto do último parágrafo de The Heart of Darkness e que foi reproduzida recorrendo à serigrafia como processo de impressão.

 

 

Serigrafia sobre papel,

100x70 cm

2018

 

[1] Agatucci, C. (n.d.). Literary Modernism & Conrad’s Heart of Darkness

Retrieved June 3, 2018, from http://web.cocc.edu/cagatucci/classes/

eng109/Modernism_Heart2007.htm

 

Publicado em: 

Quaresma, J. (Ed.). (2019) O Chiado, o Carmo e o Coração das Trevas. Artes na Esfera Pública 2019. Associação dos Arqueólogos Portuguese e Strzeminski Academy of Fine Arts.

 

Museu Arqueológico do Carmo

Projecto realizado no âmbito das exposições (Cuenca, Paris, Lodz e Lisboa) e ciclo de conferências denominadas O Chiado, o Carmo e o Coração das Trevas. Artes na Esfera Pública.

O projecto iniciou com pesquisa em torno da técnica narrativa “stream of consciousness“ e evoluiu para um entendimento da relevância de The Heart of Darkness, considerada por muitos críticos literários como uma obra do “early modernism”[1], pois envolve o leitor num novo tipo de história contada com recurso a elementos distintamente modernistas, dos quais Cora Agatucci (2017) destaca:

. Significados de imagens e simbolismo são muitas vezes não tradicionais e individuais para o trabalho literário, e os padrões devem ser elaborados pelo leitor (por exemplo, os significados tradicionais de luz e escuridão, branco e preto são invertidos em The Heart of Darkness e na presente obra acresce princípio e fim; 

. Narrador / autor sugere e evoca, mas não explica;

. A ênfase é colocada não no enredo da história, mas nas percepções do narrador;

. O fluxo de consciência do narrador (por exemplo, monólogo interior, “stream of consciousness”) ou memória associativa entrelaça o passado (flashbacks), o presente e o futuro (flashforwards), em vez de uma lógica tradicional linear (ou seja, começo-meio-fim cronológico), estrutura a narrativa;

. O significado é aberto, irônico, multicamadas e “inconclusivo”.

 

O projecto culminou na criação de uma imagem que incorporou um excerto do último parágrafo de The Heart of Darkness e que foi reproduzida recorrendo à serigrafia como processo de impressão.

 

 

Serigrafia sobre papel,

100x70 cm

2018

 

[1] Agatucci, C. (n.d.). Literary Modernism & Conrad’s Heart of Darkness

Retrieved June 3, 2018, from http://web.cocc.edu/cagatucci/classes/

eng109/Modernism_Heart2007.htm

 

Publicado em: 

Quaresma, J. (Ed.). (2019) O Chiado, o Carmo e o Coração das Trevas. Artes na Esfera Pública 2019. Associação dos Arqueólogos Portuguese e Strzeminski Academy of Fine Arts.

 

Museu Arqueológico do Carmo

Processo de impressão: gravação do quadro

Processo de impressão: criação de máscara