Caim de José Saramago

cliente: Caminho
ano: 2009

A identidade visual da campanha de lançamento de uma das obras mais polémicas de José Saramago teve por base a personagem Caim, tendo sido realizada sem acesso à leitura integral da obra, baseando-se apenas na informação disponível sobre o autor e no seguinte trecho:

 

Abençoados sejam os que escolheram  a sedição porque deles será o reino da terra.

 

Considerando a escrita de Saramago e o trecho acima referido, depreendeu-se que se estaria perante uma outra interpretação da personagem Caim, oposta à que é conhecida.

A ideia de inversão da interpretação materializou-se no ‘i’ invertido na composição tipográfica de Caim. A utilização de um tipo de letra similar ao utilizado na capa do livro, possibilitou coerência entre a comunicação e a capa da obra. Com o conceito de campanha pretendeu-se ir de encontro à interpretação feita e considerar a história comumente aceite de Caim, criando uma aura de mistério e suscitando a curiosidade. 

A identidade visual da campanha de lançamento de uma das obras mais polémicas de José Saramago teve por base a personagem Caim, tendo sido realizada sem acesso à leitura integral da obra, baseando-se apenas na informação disponível sobre o autor e no seguinte trecho:

 

Abençoados sejam os que escolheram  a sedição porque deles será o reino da terra.

 

Considerando a escrita de Saramago e o trecho acima referido, depreendeu-se que se estaria perante uma outra interpretação da personagem Caim, oposta à que é conhecida.

A ideia de inversão da interpretação materializou-se no ‘i’ invertido na composição tipográfica de Caim. A utilização de um tipo de letra similar ao utilizado na capa do livro, possibilitou coerência entre a comunicação e a capa da obra. Com o conceito de campanha pretendeu-se ir de encontro à interpretação feita e considerar a história comumente aceite de Caim, criando uma aura de mistério e suscitando a curiosidade.