LOJAS COM HISTÓRIA

cliente: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e Câmara Municipal de Lisboa
ano: 2015

Num mundo global e altamente competitivo, cada cidade e cada região tem que se afirmar, necessariamente, pela diferença, pelo que a torna especial. É essa diferença que a torna mais atractiva para quem tem que escolher um destino de férias, de estudo, de trabalho ou de investimento. O comércio pode e deve ser  um dos elementos distintivos e diferenciadores entre cidades. O comércio teve sempre ao longo da história um papel muito relevante na vida económica, social e cultural da cidade de Lisboa. 

A prioridade do programa Lojas com História é trabalhar com o comércio tradicional e histórico da cidade de Lisboa no sentido de, por um lado, preservar e salvaguardar os estabelecimentos e o seu património material e histórico e cultural e por outro lado, dinamizar e reactivar a actividade comercial, essencial para a sua existência. É movido por um sentido de urgência na proteção deste património, sabendo que nele reside uma parte relevante da identidade e carácter da cidade e que é, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para o funcionamento das estruturas urbanas e públicas.

 

O projecto incluiu consultoria estratégica, coordenação geral da definição de critérios para a distinção, criação de identidade visual, coordenação editorial da publicação impressa, design da insígnia, bem como o briefing de design para website, fotografia e vídeo.

 

Co-coordenação: Álbio Nascimento
Pesquisa: Frederico Duarte
Assistentes de projecto: Guilherme Sousa, Maria Manuel Dominguez
Livro: Joana Bértholo (textos), Liam Burke (tradução), Madalena Espírito Santo (projecto gráfico do livro, publicado pela Tinta da China)
Website: Studio V-A
Video: Videolotion
Fotografia: Luís Aniceto e Miguel Saavedra

Veja o vídeo em lojascomhistoria.pt

Num mundo global e altamente competitivo, cada cidade e cada região tem que se afirmar, necessariamente, pela diferença, pelo que a torna especial. É essa diferença que a torna mais atractiva para quem tem que escolher um destino de férias, de estudo, de trabalho ou de investimento. O comércio pode e deve ser  um dos elementos distintivos e diferenciadores entre cidades. O comércio teve sempre ao longo da história um papel muito relevante na vida económica, social e cultural da cidade de Lisboa. 

A prioridade do programa Lojas com História é trabalhar com o comércio tradicional e histórico da cidade de Lisboa no sentido de, por um lado, preservar e salvaguardar os estabelecimentos e o seu património material e histórico e cultural e por outro lado, dinamizar e reactivar a actividade comercial, essencial para a sua existência. É movido por um sentido de urgência na proteção deste património, sabendo que nele reside uma parte relevante da identidade e carácter da cidade e que é, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para o funcionamento das estruturas urbanas e públicas.

 

O projecto incluiu consultoria estratégica, coordenação geral da definição de critérios para a distinção, criação de identidade visual, coordenação editorial da publicação impressa, design da insígnia, bem como o briefing de design para website, fotografia e vídeo.

 

Co-coordenação: Álbio Nascimento
Pesquisa: Frederico Duarte
Assistentes de projecto: Guilherme Sousa, Maria Manuel Dominguez
Livro: Joana Bértholo (textos), Liam Burke (tradução), Madalena Espírito Santo (projecto gráfico do livro, publicado pela Tinta da China)
Website: Studio V-A
Video: Videolotion
Fotografia: Luís Aniceto e Miguel Saavedra